ÁGUA NOSSO BEM MAIS PRECIOSO

Professora Jéssica Vysak dos Santos, 4° ano. Escola Municipal Humberto Cordeiro.


Os alunos do 4º ano da Escola Humberto Cordeiro, após, a problemática envolvendo a nossa cidade de Ponta Grossa, com relação ao abastecimento de água, desenvolveram algumas atividades em sala de aula na disciplina de Língua Portuguesa.

Para iniciar o estudo, os alunos leram a reportagem do portal Arede – Devido à crise hídrica, moradores recorrem a coletar água da nascente. Após, foi realizado um debate, onde, os alunos refletiram sobre o desabastecimento de água em nossa cidade e trouxeram os anseios e situações vivenciadas pelos seus familiares.

A maioria dos alunos relataram que o desabastecimento de água não trouxe problemas significativos para seus familiares, pois, as residências estavam equipadas com caixas de água. Porém, as famílias estavam todas preocupadas e organizaram-se para economizar água, pois, se o problema persistisse por mais tempo não seriam pegos de surpresa.

Aproveitamos o momento para trabalhar dois gêneros textuais: a reportagem e a entrevista. Explicamos as principais características de cada gênero, apresentando vários exemplos para que os alunos compreendessem bem cada tipo de texto. Ao encerrar as explicações, criamos coletivamente um roteiro de perguntas, que os alunos julgavam importantes para questionar e trazer esse feedback para a escola. Os alunos levaram para casa essa atividade de entrevista, onde, cada um deveria entrevistar um familiar ou conhecido sobre como foi para a pessoa entrevistada esses dias em que a demanda de água não foi suprida. Vários posicionamentos foram trazidos e socializados pelos alunos. O mais interessante foi que essa situação acabou unindo as pessoas. Cada qual com sua realidade e preocupação criaram estratégias para enfrentar essa crise que se arrastou por vários dias em nossa cidade. Desde estocar água em baldes e garrafas até um vizinho colaborar com o outro foram alguns dos relatos trazidos pelos alunos. Para outro aluno, onde a mãe é proprietária de uma padaria a situação foi um pouco mais complicada, pois, no imóvel não tem caixa de água, o que ocasionou alguns problemas e transtornos.

Para encerrar, essa atividade os alunos assistiram a alguns vídeos sobre a importância da água e produziram cartazes informativos. A turma foi dividida em grupos. Cada grupo estava responsável por levar informações para uma turma diferente. Os alunos estavam responsáveis em apresentar os cartazes e conscientizar os colegas sobre a importância de economizar e cuidar do nosso bem precioso “A água”.

Com essa atividade, pudemos desenvolver a oralidade e a criticidade dos alunos, onde cada um pode se expressar e colocar seu ponto de vista.


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wall-E

Poemas - aniversário de Ponta Grossa

Prova Saeb