“Versos que Contam Vidas: Descobrindo Cecília Meireles e Criando Novos Jardins Poéticos”
Professora Jéssica Vysak dos Santos, 4° ano. Escola Municipal Humberto Cordeiro.
Durante as últimas semanas, realizamos um trabalho significativo e enriquecedor na turma do 4º ano, tendo como foco principal a biografia de Cecília Meirelles. As atividades foram cuidadosamente planejadas para proporcionar aos alunos uma experiência completa de leitura, interpretação, produção e oralidade, incentivando a criatividade e o gosto pela literatura.
Iniciamos nosso percurso com a apresentação de uma vídeo aula do programa Jornal da Manhã, que abordava de forma acessível e interessante a vida e obra da escritora Cecília Meireles. O recurso audiovisual despertou a curiosidade dos alunos e serviu como ponto de partida para conversarmos sobre a importância da biografia como gênero textual. Discutimos suas principais características, como a apresentação de fatos reais da vida de uma pessoa, a organização cronológica dos acontecimentos. A figura de Cecília Meireles foi especialmente inspiradora para a turma, tanto por sua trajetória como educadora quanto pela beleza de sua produção poética.
Em um segundo momento, realizamos a interpretação textual da biografia apresentada. Trabalhamos a leitura compartilhada e a identificação das informações principais, como data e local de nascimento, principais obras, características de sua escrita, além de momentos marcantes de sua vida pessoal e profissional. Os alunos fizeram anotações, responderam perguntas e participaram de rodas de conversa, contribuindo com suas impressões sobre o texto lido e sobre a escritora.
Em seguida, passamos a conhecer algumas poesias de Cecília Meireles, com destaque especial para o poema "Leilão de Jardim". A leitura do poema foi feita em voz alta, de forma expressiva, e analisamos coletivamente os versos, observando a linguagem poética, as imagens criadas e o tom lúdico presente na composição. Os alunos demonstraram encantamento com o universo sensível e delicado que a autora apresenta em seus poemas, especialmente com os elementos da natureza e a musicalidade das palavras.
Como forma de trabalhar a oralidade e valorizar a expressão dos estudantes, realizamos a gravação de um vídeo com os alunos declamando o poema "Leilão de Jardim". Cada criança escolheu um trecho do poema para recitar, preparando-se com leitura ensaiada e entonação adequada. O resultado foi um vídeo que demonstrou o envolvimento da turma e a evolução na fluência da leitura em voz alta.
Para encerrar o projeto de forma criativa, propusemos aos alunos a reescrita do poema "Leilão de Jardim", com a orientação de criar um novo leilão oferecendo outro espaço, como o céu, o bosque, o mar ou até mesmo um castelo encantado. A atividade de reescrita criativa foi um sucesso. Os alunos se mostraram muito empolgados e apresentaram produções riquíssimas, com versos originais que mantinham a estrutura do poema de Cecília, mas traziam novos elementos, demonstrando compreensão do estilo da autora e liberdade criativa. Surgiram leilões do mar, do bosque encantado, e até mesmo o leilão de Minecraft.
Ao final dessa sequência de atividades, observamos que os alunos não apenas compreenderam o gênero biografia e o poema trabalhado, como também ampliaram seu repertório literário e desenvolveram múltiplas habilidades. Foi uma experiência significativa, que uniu leitura, escrita, oralidade e arte, despertando nos alunos o prazer pela literatura e a valorização de grandes nomes da cultura brasileira, como Cecília Meireles.
Durante as últimas semanas, realizamos um trabalho significativo e enriquecedor na turma do 4º ano, tendo como foco principal a biografia de Cecília Meirelles. As atividades foram cuidadosamente planejadas para proporcionar aos alunos uma experiência completa de leitura, interpretação, produção e oralidade, incentivando a criatividade e o gosto pela literatura.
Iniciamos nosso percurso com a apresentação de uma vídeo aula do programa Jornal da Manhã, que abordava de forma acessível e interessante a vida e obra da escritora Cecília Meireles. O recurso audiovisual despertou a curiosidade dos alunos e serviu como ponto de partida para conversarmos sobre a importância da biografia como gênero textual. Discutimos suas principais características, como a apresentação de fatos reais da vida de uma pessoa, a organização cronológica dos acontecimentos. A figura de Cecília Meireles foi especialmente inspiradora para a turma, tanto por sua trajetória como educadora quanto pela beleza de sua produção poética.
Em um segundo momento, realizamos a interpretação textual da biografia apresentada. Trabalhamos a leitura compartilhada e a identificação das informações principais, como data e local de nascimento, principais obras, características de sua escrita, além de momentos marcantes de sua vida pessoal e profissional. Os alunos fizeram anotações, responderam perguntas e participaram de rodas de conversa, contribuindo com suas impressões sobre o texto lido e sobre a escritora.
Em seguida, passamos a conhecer algumas poesias de Cecília Meireles, com destaque especial para o poema "Leilão de Jardim". A leitura do poema foi feita em voz alta, de forma expressiva, e analisamos coletivamente os versos, observando a linguagem poética, as imagens criadas e o tom lúdico presente na composição. Os alunos demonstraram encantamento com o universo sensível e delicado que a autora apresenta em seus poemas, especialmente com os elementos da natureza e a musicalidade das palavras.
Como forma de trabalhar a oralidade e valorizar a expressão dos estudantes, realizamos a gravação de um vídeo com os alunos declamando o poema "Leilão de Jardim". Cada criança escolheu um trecho do poema para recitar, preparando-se com leitura ensaiada e entonação adequada. O resultado foi um vídeo que demonstrou o envolvimento da turma e a evolução na fluência da leitura em voz alta.
Para encerrar o projeto de forma criativa, propusemos aos alunos a reescrita do poema "Leilão de Jardim", com a orientação de criar um novo leilão oferecendo outro espaço, como o céu, o bosque, o mar ou até mesmo um castelo encantado. A atividade de reescrita criativa foi um sucesso. Os alunos se mostraram muito empolgados e apresentaram produções riquíssimas, com versos originais que mantinham a estrutura do poema de Cecília, mas traziam novos elementos, demonstrando compreensão do estilo da autora e liberdade criativa. Surgiram leilões do mar, do bosque encantado, e até mesmo o leilão de Minecraft.
Ao final dessa sequência de atividades, observamos que os alunos não apenas compreenderam o gênero biografia e o poema trabalhado, como também ampliaram seu repertório literário e desenvolveram múltiplas habilidades. Foi uma experiência significativa, que uniu leitura, escrita, oralidade e arte, despertando nos alunos o prazer pela literatura e a valorização de grandes nomes da cultura brasileira, como Cecília Meireles.
Comentários
Postar um comentário