Causos

Autora: professora Aline Kapp Horizonte da Rosa, 5ºA

Você já ouviu um causo? Já contou um causo? Sabe o que é esse gênero textual?
“Os causos são narrativas de origem oral que surgiram da intenção de fixar na memória as histórias de uma região. Geralmente engraçadas, exageradas e com toque de mistério, essas histórias são contadas de geração em geração, em rodas de amigos ou familiares, para entreter ou dar exemplo. Hoje também é muito comum encontrarmos causos escritos, publicados em sites ou em livros” .
Fonte: Vem voar língua portuguesa, 5º ano: ensino fundamental, anos iniciais/obra coletiva. 1.ed. São Paulo: Scipione, 2017.

No mês de março, os alunos do 5º ano da Escola Municipal Humberto Cordeiro, durante as aulas de Língua Portuguesa, escutaram e estudaram sobre as características de um causo, bem como sobre a importância da preservação e registro de textos orais (Causos). 

Os alunos tinham como proposta escutar um causo, fazer o seu registro escrito e memorizá-lo para fazermos uma roda de causos, tendo como objetivo reconhecer que o registro de textos orais por meio de reconto escrito contribui para a preservação das manifestações culturais e manutenção da identidade de um povo.

Os alunos João Victor Dutra Jablonski e Gabrielly Godk Fachin tiveram a oportunidade de gravar seus avôs contando um causo e partilharam esses vídeos com seus colegas. O avô do aluno João Victor Dutra Jablonski, senhor Luiz Antônio Jablonski contou um Causo chamado Cabo Foca. A avó da aluna Gabrielly Godk Fachin, senhora Vera Maria de Oliveira Godk contou o Causo da Mula sem cabeça.

No dia 25 de março todos os alunos tiveram a oportunidade de compartilhar as histórias ouvidas através da Roda de causos, que foi um sucesso, um momento de muitas histórias que retratam a nossa riqueza cultural. Um breve registro deste momento foi feito através de filmagem pela aluna Ana Letícia Kapp Horizonte da Rosa.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Versos que Contam Vidas: Descobrindo Cecília Meireles e Criando Novos Jardins Poéticos”

Wall-E

CONHECENDO UM POUCO DA NOSSA CULTURA APARTIR DAS LENDAS FOLCLÓRICAS