Causos

Autora: professora Aline Kapp Horizonte da Rosa, 5ºA

Você já ouviu um causo? Já contou um causo? Sabe o que é esse gênero textual?
“Os causos são narrativas de origem oral que surgiram da intenção de fixar na memória as histórias de uma região. Geralmente engraçadas, exageradas e com toque de mistério, essas histórias são contadas de geração em geração, em rodas de amigos ou familiares, para entreter ou dar exemplo. Hoje também é muito comum encontrarmos causos escritos, publicados em sites ou em livros” .
Fonte: Vem voar língua portuguesa, 5º ano: ensino fundamental, anos iniciais/obra coletiva. 1.ed. São Paulo: Scipione, 2017.

No mês de março, os alunos do 5º ano da Escola Municipal Humberto Cordeiro, durante as aulas de Língua Portuguesa, escutaram e estudaram sobre as características de um causo, bem como sobre a importância da preservação e registro de textos orais (Causos). 

Os alunos tinham como proposta escutar um causo, fazer o seu registro escrito e memorizá-lo para fazermos uma roda de causos, tendo como objetivo reconhecer que o registro de textos orais por meio de reconto escrito contribui para a preservação das manifestações culturais e manutenção da identidade de um povo.

Os alunos João Victor Dutra Jablonski e Gabrielly Godk Fachin tiveram a oportunidade de gravar seus avôs contando um causo e partilharam esses vídeos com seus colegas. O avô do aluno João Victor Dutra Jablonski, senhor Luiz Antônio Jablonski contou um Causo chamado Cabo Foca. A avó da aluna Gabrielly Godk Fachin, senhora Vera Maria de Oliveira Godk contou o Causo da Mula sem cabeça.

No dia 25 de março todos os alunos tiveram a oportunidade de compartilhar as histórias ouvidas através da Roda de causos, que foi um sucesso, um momento de muitas histórias que retratam a nossa riqueza cultural. Um breve registro deste momento foi feito através de filmagem pela aluna Ana Letícia Kapp Horizonte da Rosa.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas - aniversário de Ponta Grossa

Wall-E

Prova Saeb