Olimpíada de Língua Portuguesa - Poemas (2)

Autora: professora Aline Kapp Horizonte da Rosa, 5º ano

Dando continuidade aos trabalhos realizados para a Olimpíada de Língua Portuguesa, os alunos tiveram a oportunidade de explorar diferentes poemas, analisando suas características, como: rima, composição (estrofes e versos); sentido conotativo e denotativo e sonoridade.

Além dos registros em seus cadernos, objetivando tornar o trabalho mais lúdico, os alunos utilizaram o Jogo das rimas (disponível em https://www.escrevendoofuturo.org.br/jogo_virtual/poema/jogo.html); através do qual completaram os poemas sugeridos, considerando suas rimas e depois puderam ouvir este poema declamado.

Após a exploração do gênero textual, os alunos foram incentivados a escrever poemas de acordo com o seu interesse.

Abaixo alguns dos textos criados pelos alunos.

Poema Minha Infância 
Autora Yasmin Christine Fernandes Madalozzo

Quando eu tinha 10 anos
Eu amava brincar de bicicleta
Mas queria muito ser atleta .

Gostava de fazer artesanato
mas no final
ficava uma bagunça no meu quarto.

No inverno gosto de ficar coberta,
na frente do aquecedor , com a mão descoberta.

Já no verão,
brincar na praia e na piscina,
tudo isso com muita disciplina.

.

Poema O ballet da Bailarina 
Autora Nathaly Cola

Ponho a fita no cabelo
sapatilha no pé
e corro para o palco
pronta para dançar
Quatro passis e 1 demi - plie.

Quando danço eu sinto leve
a sapatilha no meu pé me faz flutuar
a fita no meu cabelo
me deixa no ar
 muitos aplausos. É lindo de ver.

.

Minha vida com a minha irmã 
Autora Ariadine do Prado 

Minha irmã é linda ,
minha irmã é preciosa
Ela é bagunceira,  pode ser
mas sempre amarei.

Minha irmã é linda,
minha irmã é preciosa
O nome dela diz sabedoria divina
vem do grego o nome dela é Sofia.

Minha irmã é linda,
minha irmã é preciosa
Minha vida com ela é uma bagunça
corre para cá corre para lá
no mercado foge de mim.

Minha irmã é linda,
minha irmã é preciosa
é assim a minha vida
é assim a minha irmã.

.

Aula de matemática
Autora Laura Schmidt 

Poesia democrática
na aula de matemática
na escola a a professora
vai ter ensinar
para você não se esquecer de somar.
Porque 1 + 1 = 2
E isso ninguém vai poder mudar.

Agora eu pensei
que bom que eu melhorei
mas é ruim também!
Porque eu talvez
não veja mais vocês.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas - aniversário de Ponta Grossa

Wall-E

Causos