Dia do Professor

Autora: professora Aline Kapp Horizonte da Rosa, 5º ano

No dia 15 de outubro comemoramos o Dia do Professor, uma profissão importantíssima para nossa sociedade.

Você sabe quando esta data foi criada?

“A origem do Dia do Professor se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.

Tempos depois, mais precisamente no ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas.

Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pelo decreto federal nº 52.682, que, em seu art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”. O responsável por aprovar esse decreto foi o presidente João Goulart.”

Para comemorarmos e homenagearmos esta data, os alunos do 5º ano da Escola Municipal Humberto Cordeiro convidaram a professora Maria Rita de Freitas para contar um pouco da sua caminhada profissional. 

Durante a entrevista a professora expôs sobre o início da sua carreira profissional, na qual atua há 32 anos.  
Relatou que sua inspiração para se tornar professora começou quando tinha a idade dos alunos, por volta dos 10 anos, quando transformava a sua casa em escola e lecionava para cinco alunos. Emocionada, citou inclusive, que no outro dia seria aniversário da primeira aluna que alfabetizou, que atualmente é formada em medicina. 

Foi indagada também sobre o seu trabalho com alunos deficientes auditivos, realizado na escola Geny Ribas durante 12 anos.

 A professora citou que naquela época o trabalho desenvolvido com os alunos deficientes auditivos era de leitura labial. Depois aprendeu libras, salientando que é um trabalho bem difícil, pois é necessário fazer muitos cursos de aperfeiçoamento e sempre estar se atualizando, pois os sinais sempre estão em evolução e é preciso muito estudo. Comentou que hoje entende um pouco a linguagem de sinais, porém muitas vezes não compreende todos os sinais.  

Você pode conferir a entrevista completa, realizada no dia 01/10/2019,  que foi planejada pelos alunos do 5º ano da Escola Municipal Humberto Cordeiro, conduzida pelas alunas Yasmim Pagano Schott e Isabella Nalesso de Macedo e registrada em vídeo pelo aluno Allan de Paula Valentim.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas - aniversário de Ponta Grossa

Wall-E

Causos